sábado, 13 de setembro de 2008

A fábrica de amigos

Depois de expulsar o embaixador norte-americano do país, Hugo Chávez brindou Manuel Pinho, o nosso ministro da Economia, com um novo slogan para uma das suas próximas campanhas de promoção de Portugal: "Portugal é como uma fábrica de amigos".
Sendo o autor quem é, não sei até que ponto a originalidade da frase contribuiria para promover este paraíso à beira-mar plantado, mas que não poderia traduzir melhor a política externa deste Governo, parece-me evidente. Além disso Manuel Pinho não tem tido sorte com os slogans e marcas a que vai associando o país. Depois da mediocridade do episódio "Allgarve" (marca que tinha a virtualidade de reduzir Portugal ao litoral algarvio), foi agora a (rasteira) associação de Portugal, por uma revista inglesa, à sigla PIGS (Portugal, Itália, Grécia e Espanha), que parece ter conseguido beliscar o patriotismo do ministro Pinho.
Por isso, talvez não seja assim tão estapafúrdio aproveitar a ideia chávista e lançar uma campanha internacional, porventura produzindo um spot com excertos de intervenções de Chávez e José Eduardo dos Santos, sob o lema: Portugal, a sua fábrica de amigos!

Sem comentários: