Os concursos para admissão de pessoal na Administração Pública e afins continuam a ser verdadeiros exemplos de criatividade administrativa. Eis um exemplo ilustrativo.
Em 21 do corrente, foi publicado em D.R. (n.º 14, II Série) o Aviso n.º 1368/2010, através do qual o Turismo de Portugal, I.P. publicita a abertura de procedimento concursal para o preenchimento de 7 postos de trabalho da carreira de técnico superior daquele instituto público: 1 vaga para a área funcional de Estudos e Planeamento Estratégico - Centro de Documentação; 2 vagas para área de Qualificação da Oferta - Classificação e Qualidade; 1 para a área de Promoção - Imagem e Conteúdos; 1 para a área de Gestão de Recursos Humanos; 1 para o Gabinete Jurídico; e 1 para o Gabinete Financeiro - Planeamento e Controlo de Gestão.
Até aqui, nada a declarar. Mas o melhor vem a seguir - quando verificamos as habilitações exigidas.
Para a primeira área funcional (Planeamento Estratégico-Centro de Documentação), é requisito a titularidade de licenciatura em História, o que, atendendo aos conteúdos funcionais (tratamento e conservação de património documental etc.) , até se aceita. Mas a originalidade entra a seguir.
Para a área de Qualificação e Oferta, cujo o conteúdo funcional compreende o licenciamento e autorização de empreendimentos turísticos e a realização de vistorias, exige-se a indispensável licenciatura em... Línguas e Literaturas ou em Publicidade e Marketing!
Por sua vez, para a área de Promoção - Imagem e Conteúdos requer-se, não a licenciatura em Marketing e Publicidade, mas em Organização e Gestão Turística - o que se compreende quando se pretende alguém habilitado para trabalhar em promoção turística, captar eventos internacionais ou trabalhar em edição de portais de turismo...
Já para a área de Recursos Humanos, pretendendo-se alguém capaz para produzir informação técnica sobre gestão de recursos humanos, designadamente sobre carreiras e vínculos, com conhecimentos de legislação laboral, outra coisa não seria de esperar que não fosse um licenciado... em História!
Mas há mais.
Se até se acertou no perfil académico desejado para o Gabinete Jurídico, para o qual se pede um Solicitador, para encerrar com chave de ouro o anedotário, requere-se para a área de Planeamento e Controlo de Gestão, um licenciado em Relações Internacionais com conhecimentos técnicos ao nível dos procedimentos de controlo de fluxos financeiros.
Apetece acrescentar que, para a cozinha do refeitório do instituto, talvez devessem exigir um(a) licenciado(a) em Matemáticas Aplicadas à Meteorologia, com conhecimentos técnicos na gestão de procedimentos de controlo à produção de papel.
Sem comentários:
Enviar um comentário